quarta-feira, 4 de julho de 2012

ESCALADAS NA SERRA DO RIO DO RASTRO

Setor de escaladas do Rio do Rastro

Um certo dia subindo a serra para fazer uma travessia junto com o a Fran, Filipe e Renato Ronchi observamos uma falésia de arenito com muitas fendas aquelas de entortar o pescoço, o filipe logo me comentou todos que passam aqui falam um dia vamos voltar e escalar estas fenda e fizemos o mesmo e partimos para nossa travessia que consistia em partir da serra do Rio do Rastro a trilha dos Tropeiros em Nova Veneza depois disto voltamos para nossos projetos de escaladas na Serrinha e no Morro da Mina.
Foi voltando da serrinha que o Nando me ligou perguntando se conhecíamos as ditas fendas e fez o convite para fazer a primeira investida no próximo find, logo topei! Então no sábado de manha cedo tomei o ônibus para Laguna para encontra o Nando e partir para a serra em busca das fendas perfeitas, neste dia conhecemos a Dona Marlene que cuida das terras e logo nos dize isto é difícil de escalar meus filho mas vão lá! Pegamos os equipos e fomos entrando mato a dentro em busca de duas fendas linda que se tornaram chaminé, escolhemos a mais curta e tocamos para cima 28m de fenda saindo de uma chaminé de 10m de 3º entrando em uma fenda negativa em diagonal de 6º para fora entrando em um diedro vertical e foi ai que saiu a primeira vias que ficou assim Rio do Rastro 6º E2 , fomos para a base da outra chaminé deixamos água e fomos embora.

A esquerda Nando na parada da via Frenesia Serrana, o diedro mais a direita é a via Rio do Rastro
Chegando em casa contamos do feito para os conhecidos e combinamos com o Filipe de ir no próximo find. Sábado pela manha nos encontramos lá novamente e fomos em direção ao grande diedro com alguns tetos sobre ele, achávamos que seria um via rápida de conquistar, engano nosso passamos o dia todo conquistando 60m de via, chegando na base ficamos um empurrando para o outro a ponta da corda do trepamato, peguei a ponta e sai guiando a te a base de um diedrinho onde montei a parada com umas peças pequenas tipo .4,.3 e .2 e uns micros para direcionar então os escaladores subirão a reunião

Primeira parada da via Os Rabugento

Filipe na saida da via

Filipe pegou a ponta da corda e seguiu em direção do grande diedro esticando 35m de corda ate o teto então seguimos escalando o Nando e depois foi a minha vez de escalar a aquele diedro fantástico com uma virada em um pequeno teto que ficou em torno de 7º entrando em um diedro vertical a te uma arvore onde foi montado a parada para eleição do próximo escalador e da rota que poderia ser para a esquerda ou para a direita.

Nando na passada do teto dos Rabugentos

Tomei novamente a ponta da corda e escolhi ir para a direita por baixo do teto que avia uma venda e uns buracos onde cabia umas peças e saiu um A2 talvez em livre 7c com um visual alucinante batemos a parada a mão depois da bateria da velha furadeira cair e ter que fazer o furo com a broca na mão o Filipe manda a outra bateria para o nando que sobe ate mim e bate o segundo grampo e o sol se foi rapelamos e encontramos o filipe e fomos montar o acampamento para dormir a luz da lua e que lua.

Bruno no A2 dos Rabugentos

RABUGENTOS 6ºVII E3 A2(VIIc)60m

Na manha seguinte fomos ate a chaminé onde deixamos água no find passado, o nando tomou a ponta da corda e saiu guiando a chaminé larga que se afina no final e se faz uma travessia para fora por dentro da chaminé estreita chegando em um diedro gigante com um teto sobre ele onde batemos um grampo para rapel e desemos, já estávamos cansado e fomos ver umas linhas esportivas mais abaixo e brincar nos projetos novos, a via é Frenesia serrana 6ºE3 30m.

Nando na chaminé Frenesia serrana

Mal posso ver a hora de voltar lá escalar os próximos projetos e levar mais escaladores para poder desenvolver melhor aquele setor de potencial gringo pois tem uma falésia negativa para esportistas fantástica que merecia ate uma final de campeonato de escaladas tipo aquele que rola na França mais isto não é para nos que preferimos um jogo de camalots , friend e nuts pindurados na cadeirinhas que simplesmente um jogo de fitas expressas,, mais tem via para todos os escaladores vamos lá galera das pedras desenvolver este setor serrano só deixe as fendas para nos kkkk.

Nando da primeira parada dos rabugentos.